SURF

Um pouco de história ...
O culto do surf nasceu num passado distante e irrecuperável, ninguém sabe onde e como ao certo. 
Há várias provas de pranchas de Surf ao longo do Pacífico Sul, antes do contacto com os Europeus, mas isso não foi tão significativo para a cultura como no Havai. Talvez se explique pela pura quantidade e qualidade das ondas das ilhas do Havai, que se situam no centro da maior extensão de água do planeta, ficando expostas a vagas de todas as direcções.

"Apanhar ondas era um dos desportos preferidos dos havaianos."

Na cultura havaiana, homens, mulheres e jovens, todos participavam e as tarefas diárias eram postas de lado sempre que havia um bom surf. O povo havaiano, estava profundamente ligado ao surf e à energia poderosa do oceano que os rodeava. Tinham muitos nomes para os diferentes tipos de ondas e rebentações. Durante prolongados períodos de mar chão, o oceano era ritualmente batido com algas e evocavam cânticos para trazer vagas altas.

O surf na actualidade ...
O surf tornou-se profissionalizado, os materiais das pranchas evoluíram, são mais leves e mais resistentes. O desenho das pranchas evoluíram, os fatos são cada vez melhores, cada vez mais os surfistas levam os limites do surf mais longe.

O que é o Surf ...

É uma modalidade que requer 100% do condicionamento físico de quem o pratica, pois é necessário um grande equilíbrio, visto este fazer-se de pé em cima de uma prancha comprida e bicuda, feita de fibra de vidro e bloco de poliuretano.

O que é o Bodyboard ...
Para esta modalidade também é importante o bom condicionamento físico, apesar de ser praticado numa prancha mais pequena e mais leve e deitado sobre esta, é ainda necessário o uso de "pés de pato" (barbatanas, mais pequenas que as dos mergulhadores) para auxiliar a remada.

Surf distingue-se dos outros desportos:
- Muitos consideram o surf como uma arte, uma subcultura com uma linguagem e comportamentos diferentes, para muitos um vicio saudável. 
- O surf para a maioria dos surfista é mágico.

Uma curiosidade ...
De onde vêm as ondas ... 
Libertando a energia do vento quando rebentam nas praias que orlam as extremidades do mar.