WINDSURF

Progressos da Modalidade:

Com o novo milénio, a Fórmula Windsurfing tornou-se uma modalidade sensação, devido às novas formas de acção. A Fórmula veio tornar o Windsurf ainda mais popular e competitivo.

A modalidade ganhou projecção mundial através da realização dos Campeonatos Continentais e Mundiais, que tiveram lugar em 1999 na Bélgica, realizando-se depois na Tailândia, Espanha, Brasil e Polónia. Só em 2002 teve impacto em Portugal, ao ser disputado o Campeonato Europeu. A prova conseguiu atrair um grande número de países, superior aos representados no Campeonato do Mundo em 2001, que se realizou no Brasil, mais concrectamente em Fortaleza.

Funcionamento da Modalidade:

Esta modalidade desenvolve-se à volta de um campo de regatas com base no "triângulo olímpico", onde se destacam as mais clássicas mareações tais como: bolinas, largos e popas, que poderão variar em função das marés e da intensidade do vento.

Do ponto de vista competitivo, a Fórmula Windsurfing é uma disciplina que não admite improvisos por parte dos praticantes, porque todos os passos têm uma fórmula cientifica, para que seja possível alcançar o melhor resultado.

Os factores que determinam a obtenção dos resultados são muitos, desde a técnica de mareação, a escolha das pranchas e das velas e até à posição de largada.

Como espectáculo, as regatas são fáceis e agradáveis de acompanhar o percurso do competidor. As organizações destes eventos conseguem transmitir a beleza do espectáculo, através da montagem dos percursos junto da praia, que é o melhor anfiteatro natural para quem assiste ao evento.